A preocupação crescente com a adoção de práticas educativas inclusivas que proporcionem a todos os alunos um ensino de qualidade, obriga a uma reflexão constante, sobre o tipo de medidas e estratégias a implementar no interior da sala de aula, para dar resposta às necessidades individuais e coletivas dos seus alunos.
Numa sala de aula inclusiva, impõem-se as práticas de diferenciação positiva, que assegurem aos alunos com Necessidades Educativas Especiais a igualdade de oportunidades, tanto no acesso ao currículo, como na obtenção de sucesso nas aprendizagens e nos resultados escolares.
Diversificar, diferenciar e flexibilizar são, assim, as palavras-chave para vencer os maiores desafios que se colocam aos profissionais, perante a heterogeneidade de situações. Contudo, nem sempre se encontram nas estratégias diversificadas, ou nas práticas mais flexíveis, as respostas às necessidades individuais de cada aluno. Para alguns, só o recurso a adequações de âmbito curricular é que lhes garante as condições necessárias para potenciar o seu funcionamento biopsicossocial e desenvolver as competências esperadas para o seu grau ou nível de ensino.
Data e Horário: 9 de março de 2013 (sábado), das 10 às 17 h
Local: Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa (Parque das Nações)
Objetivos
- Promover a reflexão sobre a necessidade de adequações curriculares individuais, como resposta à diversidade dos alunos no contexto da sala de aula inclusiva;
- Refletir sobre os diferentes tipos e níveis de adequações curriculares individuais;
- Desenvolver competências para a identificação da necessidade de adequações no currículo e/ou nos meios de acesso ao currículo;
- Desenvolver competências para a elaboração de adequações curriculares individuais;
- Refletir sobre práticas de diferenciação pedagógica e de organização e gestão de uma sala de aula inclusiva;
- Identificar fatores ambientais facilitadores da aprendizagem.
Objetivos
- Promover a reflexão sobre a necessidade de adequações curriculares individuais, como resposta à diversidade dos alunos no contexto da sala de aula inclusiva;
- Refletir sobre os diferentes tipos e níveis de adequações curriculares individuais;
- Desenvolver competências para a identificação da necessidade de adequações no currículo e/ou nos meios de acesso ao currículo;
- Desenvolver competências para a elaboração de adequações curriculares individuais;
- Refletir sobre práticas de diferenciação pedagógica e de organização e gestão de uma sala de aula inclusiva;
- Identificar fatores ambientais facilitadores da aprendizagem.
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