quinta-feira, 8 de agosto de 2013

E-Museum: Plataforma Mobile para acessibilidade em museus e espaços culturais

E-Museum Plataforma Mobile. Ferramentas Tecnológicas para Acessibilidade e Divulgação do Património Cultural.
E-Museum Plataforma Mobile. Ferramentas Tecnológicas para Acessibilidade e Divulgação do Património Cultural.
E-Museum Plataforma Mobile é um projecto de José Tomé, inserido no Projecto Final da Licenciatura em Comunicação e Design Multimédia da Escola Superior de Educação de Coimbra. Consiste no desenvolvimento de uma Plataforma Mobile para acessibilidade em museus e espaços culturais, permitindo aos visitantes destes espaços a consulta de informação através de dispositivos móveis (telemóveis / tablets).
Esta ferramenta irá funcionar com um guia ou assistente virtual, dando a possibilidade ao visitante de consultar informações que possam ajudar a contextualizar as obras e colecções expostas, permitindo-lhe maximizar a sua experiência de visita.
Como pontos fortes desta ferramenta, o autor destaca a sua universalidade, o acesso à narração áudio de todos os conteúdos e a sua portabilidade / mobilidade (uso offline em áreas cobertas ou espaços abertos, sem necessitar de ligação à web para acesso a todos os conteúdos).
Além deste produto, está a ser desenvolvida uma plataforma de gestão dos conteúdos, que permitirá a qualquer entidade (museu, fundação, galeria de arte, etc.) a criação e gestão autónoma de conteúdos, e disponibilização destes mesmos conteúdos nos dispositivos móveis dos visitantes.
Podemos acompanhar o desenvolvimento deste projecto através de uma página no Facebook, onde existem já vários vídeos que apresentam algumas das funcionalidades do E-museum, que estarão disponíveis na versão final.
Fonte: GAM

2 comentários:

  1. Boa Noite, Manuela

    Autorizas que copie esta tua nota, para o blogue A Viagem dos Argonautas?
    Um beijinho para ti
    João Machado

    ResponderEliminar