segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

Ser Deficiente é ser capaz

Venho aqui apresentar-lhes o livro da minha amiga Rita Saraiva.

A Rita Saraiva nasceu em 1972 em Lisboa. Pintora e poetisa, licenciou-se pela UTL na Faculdade de Arquitectura em Design de Produto (2000).
Edita agora o seu primeiro livro de auto-ajuda baseado na sua vivência e percurso quer de estudante quer de pessoa com incapacidade motora de 80%.
Um testemunho em primeira mão, escrito como diário intimo e pessoal, muito pessoal.


SER DEFICIENTE É SER CAPAZ

"Este livrinho pretende ser uma ajuda para quem sofre de mobilidade reduzida ou de alguma deficiência, mas também para as pessoas acompanhantes da mesma… amigos, pais, família e professores ou outras, todas as pessoas se poderão rever neste relato feito com o coração para o coração de cada um de nós.

É uma visão muito simples da vida, de alguém que no momento em que se encontrou sem estrada, sem energia, construiu a própria estrada, a própria alegria, a própria vida. Conselhos, exemplos, episódios pontuais de grande realismo e semelhantes a muitos casos, se registam aqui como prova de que é possível, prova de que a matéria só é um reflexo do que o espírito pode alcançar.
Fala sobre AMIZADE, ESFORÇO, CORAGEM, FÉ, ALEGRIA de viver e olha para a vida com uma promessa de AMOR.

«…Por sonhar em ser veloz ou ágil, o deficiente quebra as barreiras do que é impossível. O deficiente é teimoso, teima em viver.
O sopro de vida no deficiente é muito mais forte do que nas pessoas 100%».
«…A delícia é a sobreposição de um gesto a outro gesto. É a invenção da experiência feliz. Na delícia eu nego o que não quis na vida.
Estico-me na delícia, absorvo a música, o ar…
Na delícia atiro-me ao vento e o tempo que espere por mim!
Na delícia posso repousar e o único embate é o doce, porque o gelo já se partiu todo. A delícia, o último segredo guardado bem cá dentro no íntimo de cada um de nós é a descoberta que eu fiz e tento explicar de um modo simples e todas as pessoas que forem capazes de a sentirem. Mais ainda a quem for deficiente. Um mundo de motivos e de progressos existe para si e para todos, preciso é cultivá-lo.
Este livro é para todos e para quem tem coragem para ter «coragem».

«…Nós deficientes conseguimos sentir delícia, um sabor terno, manso, exuberante, uma brisa de vida intensa. Mas temos que procurá-la.
Procura a brisa da tua vida, amigo. Procura a delícia. O sabor que tu gostas.
A todos os pais, todos, digo que façam dos seus filhos pessoas capazes de ser independentes nos gestos, nos desejos, nos prazeres, nos passos que dão e atenção que isso, começa em criança nos detalhes».


in    SER DEFICIENTE É SER CAPAZ
Rita Saraiva
Editora: Padrões Culturais

Podem encontrá-lo numa livraria ou encomendá-lo em: padroesculturais@gmail.com


Sem comentários:

Enviar um comentário