terça-feira, 7 de maio de 2013

Tratamento da Dor Crónica


Governo cria Tabela da Medicina da Dor

ImagemA Associação Portuguesa para o Estudo da Dor (APED) congratula-se com a publicação em Diário da República, pelo Ministério da Saúde, da Tabela da Medicina da Dor, através da Portaria 163/2013, que se aplica exclusivamente a procedimentos efetuados no âmbito do tratamento da dor crónica.

"É um marco muitíssimo importante no tratamento da dor em Portugal, que fará toda a diferença na capacitação, autonomia e sustentabilidade das Unidades de Dor, em que a Comissão Nacional para o Controlo da Dor e o grupo de trabalho constituído no seio da ACSS muito se empenharam”, refere Duarte Correia, presidente da Associação Portuguesa para o Estudo da Dor.

O documento sobre a Medicina da Dor assume, com a publicação desta portaria, um estatuto próprio e uniformizado perante as administrações hospitalares, estatuto que "há muito era devido e finalmente foi consagrado", lembra Duarte Correia.

Para Duarte Correia, a publicação desta portaria representa mais um passo no "longo caminho a percorrer para melhorar o tratamento da dor em Portugal".

A dor crónica é caracterizada como uma dor persistente ou recorrente, de duração igual ou superior a três meses, e/ou que persiste para além da cura da lesão que lhe deu origem. A lombalgia crónica, a osteoartrose, as cefaleias e a artrite reumatóide são algumas das causas mais frequentes de dor crónica. Se a dor não for adequadamente tratada, a qualidade de vida das pessoas está gravemente afetada, podendo em muitos casos conduzir à incapacidade para o trabalho.

A Associação Portuguesa para o Estudo da Dor tem por objetivos promover o estudo, o ensino e a divulgação dos mecanismos fisiopatológicos, meios de prevenção, diagnóstico e terapêutica da dor. Para mais informações consulte www.aped-dor.com

Fonte:LPM Comunicações

Sem comentários:

Enviar um comentário