domingo, 11 de setembro de 2011

Alenquer já possui gabinete de Informação e mediação para deficientes


Objectivos
    1. informar as pessoas portadoras de deficiência e suas famílias sobre direitos, benefícios e recursos existentes

    2. apoiar a população portadora de deficiência através de respostas adequadas às suas necessidades específicas – resultando disso cidadãos mais activos e conscientes dos seus direitos

    3. proceder a um atendimento integrado dos munícipes portadores de deficiência e suas famílias e dos técnicos a desenvolver actividade nesta área – assegurando informação sobre direitos, benefícios e recursos existentes

    4. realizar o encaminhamento das situações e promover soluções, desenvolvendo uma função de mediação entre serviços públicos e privados

   5. estabelecer parcerias locais para obtenção de respostas mais eficazes

   6. divulgar boas práticas no trabalho com pessoas portadoras de deficiência
População-alvo
   1. munícipes portadores de deficiência
 
   2. familiares de munícipes portadores de deficiência

   3. técnicos a desenvolver trabalho na área da deficiência

   4. representantes de instituições que desenvolvam ou tenham interesse em desenvolver actividades na área
Atendimento, marcações e contactos
   O atendimento será efectuado por uma técnica do Gabinete de Acção Social e Saúde no Complexo Municipal Victor Santos (piscinas municipais, junto ao centro de saúde), através de marcação, entre as 9h00 e as 13h00 de terça-feira.

   O contacto para marcação de atendimento é: 263 730 903 ou accao.social@cm-alenquer.pt.
Contextualização
   Existiam, em 2001, 1905 pessoas portadoras de deficiência no concelho – um número significativo. Segundo o Diagnóstico Social do Concelho de Alenquer existe uma “insuficiência de canais ao nível da informação relativa à problemática da deficiência, o que faz com que muitas vezes a população não tenha acesso à informação que lhe permita usufruir dos benefícios que pode ter” – o que justifica a criação deste gabinete.
Conceitos

   Importa esclarecer os conceitos normalmente associados ao da deficiência e, tantas vezes, confundidos entre si. A deficiência não está, obrigatoriamente, associada a uma doença, nem o indivíduo portador de deficiência deve ser visto como doente.

Deficiência: qualquer perda ou alteração de uma estrutura ou de uma função psicológica, fisiológica ou anatómica. Estas perdas ou alterações podem ser temporárias ou permanentes, representando a exteriorização de um estado patológico.

Incapacidade: consiste na restrição ou falta de aptidão para realizar uma actividade dentro dos limites considerados normais.

Desvantagem ou handicap: é a condição social de prejuízo sofrido por um indivíduo, resultante de uma deficiência ou de uma incapacidade que limita ou impede o desempenho de uma actividade considerada normal.

   Existe, segundo a Organização Mundial de Saúde, uma nova classificação - que não contempla já estes conceitos, regendo-se pelo princípio de que funcionalidade e incapacidade interagem com a condição de saúde da pessoa, seu contexto ambiental e factores pessoais. A Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde divide-se em funções e estruturas do corpo, actividades e participação e factores ambientais relacionados com o problema.
Contactos
263 730 903
accao.social@cm-alenquer.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário