sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

Escrito a 20.07.2005

Relembro que este texto data de 2005, mas o facto de ter quase 4 anos não lhe tira o sentido...apenas estou mais serena ( às vezes...).


São 04.15 da manhã e mais uma vez não durmo. Começa a tornar-se um hábito na minha vida. A cabeça não pára. É assim quase desde o acidente. Aquilo que eu não digo de dia, penso de noite. Quando leio o que escrevi numas páginas atrás, um mês antes do acidente( poderei antes dizer, da minha morte, da morte do que eu era, do que sempre fui)não me reconheço. Quem era aquela pessoa insatisfeita com a vida, incapaz de parar, sem saber como lidar com as confusões do dia-a-dia? E quem sou eu agora? No que me tornei? Num pássaro sem asas?

No entanto, curiosamente, atingi uma certa paz. E já gosto de mim.

"Senhor dai-me forças para aceitar aquilo que não posso mudar"-passou a ser a máxima da minha vida. Não faz mal não conseguir andar desde que continue a ser eu, a se amada, a ser Mulher. É mais um começo, digo eu. Um renascimento. A fénix renascida das cinzas...

Mas à noite é tão difícil. No escuro, na solidão, no silêncio, as vozes na minha cabeça não param. As memórias do dia, o medo, a solidão, tudo me assola.

Vou procurar novo médico? Mais uma desilusão? Terei coragem? DEIXEM-ME!!

Sou eu que não ando, fui eu que morri!

Só quero renascer em paz. Deixem-me ter paz.

Comecei a gostar do silêncio. É reconfortante. É como o útero materno, um calor doce que nos protege e envolve. Também a solidão é doce. MAS MATA!! A INDIFERENÇA MATA!!

Será por isso que tanta coisa em mim morreu? Quem sou eu, agora? Porque me faço forte e tenho tanto medo de que pensem que sou piegas? Porque não consigo abrir a boca e expelir este grito surdo que me sufoca? EU MORRI!!! E agora quem sou eu?

Não preciso ir ao fundo de mim para ter força, para lutar. É inato. Não vergarei!

No entanto...será que se eu fechar os olhos consigo dormir? Queria tanto dormir! Será que quando eu acordar o pesadelo acabou?

ÀS vezes acho que começo a sentir qualquer coisa, mas depois vejo que não é verdade. Porque me engana a minha cabeça? Para depois me entristecer ainda mais? Será que se eu cortar uma perna sinto? Já pensei nisso, pegar numa faca e dar um golpe...Que estupidez! Afinal, gosto tanto de viver. Descobri-o quando morri.

Mas que futuro é que esta pessoa terá agora? Como vou fazer o que gosto? Tenho saudades de dançar, dançar até cair.

De saltar, de correr, sim, tenho saudades de correr. E de andar. E de rebolar na relva. E de nadar. E de andar de mão dada com o meu amor.

Oh Rui, se tu soubesses...se tu soubesses que já morri uma vez, mas que esta outra é diferente, tão diferente... Será que amas aquilo que sou agora?

A minha calma , a minha serenidade e o meu desespero. Olha, não te consigo dizer, como posso te dizer que já morri? E que sou um fantasma do que era?

Mas ao mesmo tempo renasci outra mulher. A voz é a minha, o rosto, o muro, as defesas, mas eu, o outro eu, já morreu. Ficou com os sonhos.

Esta outra já não sonha. Nem dorme. Vive no limbo, qual morta-viva, a quem se esqueceram de avisar que já morreu. Se calhar a paz é essa. A calma é essa. Estou morta e ainda não percebi...

Mas todos os dias visto o "fato" e subo ao palco. " The show must go on". Ri, palhaço...

" Mais triste que o teu sorriso triste é a tristeza de não saber sorrir"...quem foi o hipócrita que escreveu isto, que nos obriga a ficar com um ar de quem acabou de fazer uma cirurgia plástica de 3ª categoria? Assim com a cara meio pateta, com a boca repuxada...

Estou vazia de conteúdo e ideias. Só penso no exame médico, nos que ainda faltam fazer, no que é preciso pedir ao médico, em como vou voltar a fazer fisioterapia.

Céus, como é fútil agora a minha vida! Ou era antes?

Gostava de pensar em gastar dinheiro ( que não tenho, mas enfim...), em jóias, em roupa, em dietas, em maquilhagens, em futilidades...

Mas penso em médicos, em exames de diagnóstico, em fisioterapia, em processos judiciais, no que falta fazer.

Nunca sonhei com o acidente. Nem me lembro já bem como foi. Ou não me quero lembrar...Se calhar não nos lembramos de como morremos.

Deve ser do sono! Só penso disparates! Claro que me lembro. De tudo!

"Senhor, dai-me serenidade para aceitar aquilo que não posso mudar". É o meu novo lema. Ajuda. Aceito tudo.

Até quando?

10 comentários:

  1. E tanta água já correu desde esses primeiros sentimentos...

    Olga Lopes

    ResponderEliminar
  2. Não tenho por hábito responder a mensagens (nem tuas, nem de ninguém) mas leio todas.
    Mesmo em silêncio, estou atenta.
    Prometo acompanhar tudo o que quiseres partilhar comigo e com todos aqueles que te seguem aqui.
    Sabes como é, vida de professora é mesmo assim.
    Vou estar por aqui, a acompanhar uma grande mulher.
    Agora, só tenho para te deixar, uma mão-cheia de coragem.

    Um grande beijinho.

    Helena

    ResponderEliminar
  3. Para quando o nosso voo rasante sobre a tristeza e a solidão??

    ResponderEliminar
  4. Caramba, mulher...não nos conhecemos, nunca nos cruzámos, não temos a mesma vivência, não temos o mesmo tipo de problemas...mas sinto-te tanto!
    "Porque me faço forte e tenho tanto medo de que pensem que sou piegas?" Porque é que todos os outros podem ser piegas e tu não?? És tão humana quanto os outros... Eu tb pensava assim, até ao dia que alguém que nunca me tinha conhecido encarou comigo e ficou decepcionado...achava que eu tinha 1,80 de altura...eu, que mal passo do metro e meio...
    Caramba, não somos fortalezas! Somos de carne e osso como os demais. Temos o direito de sentir medo, entre outras coisas. E de mostrar que o sentimos, sem estarmos a ser piegas.
    Com ou sem medo, és uma mulher de luta. Pelo que sei, sempre foste. Apenas a tua luta mudou de objectivo. A tua luta agora és TU. A TUA vida, o TEU bem estar (ainda que relativo), o TEU futuro...
    E és uma luta que vale a pena.
    Beijinho grande.

    ResponderEliminar
  5. Li a história toda, naum sei se o que vou dizer ajuda muito, mas sou filho de um pai deficiente, também naum andava desde os 5 anos. Talvez pela idade nova aceitou melhor, lutou sempre, tem 15 filhos, trabalhou sempre e foi e será sempre um orgulho ter um pai como o que tive. Já morreu, mas continuará para sempre nos nossos Corações. Por isso amiga, nunca desistas, luta, batalha, a vitoria é tua. Quanto ao teu amor, se o for mesmo sabe-lo-á sê-lo agora também. Um Beijo grande e animo. Deixo o meu email aqui. Tiago Alcobia tgalcobia@hotmail.com

    ResponderEliminar
  6. Que Deus te dê forças para superar , e de novo te faça ver que cada situação existe sua beleza , há sempre uma siada para aqueles que Nele acredita , por muito mais dura que seja sua tribulação , em momento algum deixes de acreditar em Deus e na sua onnipotente e missericordia divina

    Deus te acompanhe

    ResponderEliminar
  7. São estas horas e estava a esvaziar o meu e-mail, e ainda com 2 horas de trabalho pela frente...
    Mas foi o primeiro e-mail que abri...
    1º Porque sou amiga desta grande mulher;
    2º Todos os dias me cruzo com os seus filhotes e penso que a sua grandeza e força são muito grandes;
    3º Depois de lêr estas linhas algo me revoltou, sim e é revolta e não pena! Porque me senti muito triste da sua solidão e da impotência que tenho em poder contrariar essa solidão...
    A nossa vida é tramada, casa-trabalho-casa, sem qualidade de vida nenhuma. Sim porque a qualidade de vida não é ter bons carros casas etc.etc. é poder estar com quem gostamos...E como passam as semanas e nada...quantos dias passamos a dizer que é amanhã que telefonamos...
    É daqui que parte a minha revolta..
    Para ti Manela...
    Nesses momentos noturnos de pensamentos pensa nequeles que mais gostas e nos amigos nas boas recordações e nos planos para patuscadas futuras...
    Bjs grandes

    ResponderEliminar
  8. Olá Manela
    São quase 3 da manhã e estava eu a ver os emails importantes do dia, quando me deparei com um de um amigo em comum que no assunto referia o teu nome. Abri e vi o link para o teu blog. Depois de o ler e ver as fotos quase nao quis acreditar. Mas acredito que a força, persistencia, vontade de lutar, seres uma vencedora, que em ti conheci, não desapareceu. Por isso vais atingir os teus objectivos. A vida dá muitas voltas.Passa por caminhos que nunca esperamos. Mas lembra-te que se existem caminhos menos bons, também existem os bons. Isto faz-nos pensar de que valem as guerras, os desaguizados, as desavenças, quando afinal de um momento para o outro tudo se vira ao contrario.
    A "luta" agora está em poder proporcionar o direito que todos temos de poder usufruir da vida e do mundo de igual modo.
    Não me vou alongar mais, porque já estou há 22 horas acordado e já nem sei bem o que digo !
    Desejo-te muitas felicidades, nunca percas a força que em ti era caracteristica que em poucas mulheres conheci.
    Deixo-te o meu email : megabytes@iol.pt
    Um beijo muito grande
    Megabytes

    ResponderEliminar
  9. hoje desarmaste-me com este texto
    Senhor, dai-lhe serenidade para aceitar aquilo que não pode mudar e a força para continuar a lutar

    ResponderEliminar
  10. que tristeza, nesse pais de faz de conta onde o que conta e o que manda é o maldito dinheiro, a maldita desgraça que são os coruptos e os que se deixam coruptar tornando-se corruptos também.pessoas que não tem boca,linqua,ouvido e ação.se fazem de cegos, surdos e mudos. e assim vão levando uma vida mediucre e de maldade se passando por gente boazinha.na verdade são umas cerpentes vestidas com lá de cordeiro.Um páis onde morrem pessoas de fome,nas filas de hospitais, por terem nascidos pobres. E o roubo dos engravatados a circular livremente entre os palcos da vida mostranto que tdo isso é perdoavel.o choro de uma criança por fome,uma mãe que rouba para comer,o cancer invadindo o rosto de uma senhora,o pai que dorme na rua porque não teve o dinheiro do aluguel.a jovem sem emprego porque é preta,o bebe que nasceu grudade ao seu irmaozinho,a prostituta que esta morrendo de aids,o bebado na calçada, o drogado que se tornou lixo humano,pra voces s´p restam um salario de minimo que quer dizer o menor salario de um pais, a fila do sus.o resto da comida duma alma que por pena de colar no lixo lhe deu.A familia que não conseque o tratamento médico por que os remédios são caros e um dia toma o comprimido no outro não para durar mais.E assim vai milhões de seres humanos tratados como se não existisem.e a vida continua. primeiro vem um dia, depois vem outro dia e os mesmos problemas a menina na cadeira de roda, o cego com sua bengala,o doente mental com seus surtos,o portador de doenças de dificeis tratamento, o doente que não tem cura,o jovem esperançoso com a faculdade mas a faculdade não é para ele.A familia pobre sem, comida, sem agua, sem energia, somente com o esgoto na porta da casa.è triste dormir com fome. a cabeça dói, a gente se vira pro lado, e não consegue dormir começa a imaginar, um copo de leite, um pedaço de pão.O lixão nas ruas cheio de mosca eo mendigo consegue uma migalha de comida colocada fora. Já com cheiro de podre.As ruas sem calçamento o barro misturado com coliformes fecais de cachorro e de gente .Poderia descrever a situação de meus irmãos por esse Rio Grande a fora falar do musquito da dengue da gripe do porco, de lumbrigas. de doenças sexualmente transmissivel.de vermes,de cancer,de pessoas que fazem hemodialise.e por ai vai.Mas Deus esta me dando força para que essa Luta um dia nós ganharemos. Amém meu Deus.izabel a de souza Sobradinho-RS

    ResponderEliminar