quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Paralímpicos 2012: Em busca das medalhas que faltam


Faltam 15 medalhas para que os atletas paralímpicos contem com 100 metais ao pescoço desde que Portugal compete nos Jogos Paralímpicos, há 40 anos. Em Londres 2012, as contas da comitiva lusa fazem-se com os resultados de 30 atletas, em cinco modalidades diferentes.
Paralímpicos 2012: Em busca das medalhas que faltam
A missão portuguesa, presente nos Jogos Paralímpicos Londres 2012 (© Comité Paralímpico de Portugal)
Foi só em 1972, o primeiro ano em que Portugal participou nos Jogos Paralímpicos, que os atletas portugueses não conseguiram subir ao pódio. A partir dessa altura, as restantes sete edições dos jogos foram várias as medalhas que brilharam ao peito dos atletas paralímpicos portugueses.
Os Jogos Paralímpicos regressam às suas origens, uma vez que a primeira competição para pessoas com deficiência decorreu na cidade inglesa de Stoke Mandeville, em 1948.
É na capital britânica que os atletas portugueses vão tentar conquistar o maior número de medalhas, apesar do Comité Paralímpico de Portugal (CPP) ter avisado, antes da delegação portuguesa partir para Londres que, «não há que criar expectativas acima da realidade». Ainda assim, Humberto Santos, o presidente do CPP, acredita que «as perspetivas são as melhores», apontando o boccia, a natação e o atletismo como três modalidades onde os resultados poderão levar a um lugar no pódio.
Portugal vai estar representado nos Jogos Paralímpicos de Londres 2012, que terminam no dia 9 de setembro, por 30 atletas que vão competir nas modalidades de atletismo, boccia, equitação, natação e remo.
O cantor Luís Represas deu voz ao hino português para estes Jogos Paralímpicos, um canto em louvor aos atletas paralímpicos, onde a força é o mote principal
«Mais Longe» é o hino da missão portuguesa a estes Jogos Paralímpicos Londres 2012:
Fonte : TSF

Sem comentários:

Enviar um comentário