quarta-feira, 14 de novembro de 2012

10º Encontro de Campeões da Mithós



Decorreu no passo Domingo, dia 11 de Novembro de 2012 o 10º Encontro de Campeões da Mithós-Histórias Exemplares, Associação de Apoio à Multideficiência, e que contou com a participação de cerca de 125 pessoas, entre pessoas com deficiência e suas famílias. Neste Encontro estiveram participantes do Norte ao Sul do país, tendo alguns feito muitos quilómetros para poderem estar presentes, desde Portimão, Covilhã, Ferreira do Zêzere, Moita, entre outras localidades, o que demonstrou a importância destes Encontros e a implantação da Associação a nível nacional.
O evento foi constituído por duas partes, tal como as anteriores edições.
A primeira parte decorreu nas Piscinas Municipais do Forte da Casa e foi constituída por actividades aquáticas, tendo tído o apoio do departamento de Desporto da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira, que cedeu o espaço propositadamente para o Encontro, dos Bombeiros Voluntários da Póvoa de Sta Iria, que estiveram toda a manhã de prevenção com uma ambulância e homens, para garantir a segurança do Encontro de Campeões, de alguns alunos do 1º ano do Curso Profissional de Desporto da Escola Secundária  de Alves Redol, de professores de desporto e de natação, de fisioterapeutas e de associados da Mithós-Histórias Exemplares, que se voluntariaram para auxiliar as pessoas com mobilidade reduzida e/ou dependentes.
Muitos dos participantes tiveram contacto com uma piscina pela primeira vez na sua vida e era notória a sua alegria e contentamento.
Seguiu-se um almoço de convívio no salão paroquial da Igreja do Forte da Casa, cedido gentilmente para o efeito pelo pároco desta freguesia, a pedido da Junta de Freguesia do Forte da Casa, com todos os participantes, que contou com a presença do sr. Presidente da Junta do Forte da casa, António José Inácio, a Dra Rosa Barral e  Cristina Silva, tesoureira do Executiva, que ofertaram à Mithós-Histórias Exemplares algumas lembranças comemorativas do evento. Também esteve presente o Dr. Carlos Batalha, presidente da FITI ( Federação das Instituições de Terceira Idade) que estava de visita ao Concelho e fez questão de proferir algumas palavras, salientando a importância da partilha e da solidariedade nestes tempos conturbados.
O presidente da Junta de Freguesia do Forte da Casa salientou no seu discurso a disponibilidade do Executivo a que preside para apoiar as iniciativas que a Mithós-Histórias Exemplares levar a cabo na sua Freguesia assim como de estabelecer protocolos de parceria com esta associação. Salientou também a importância nos tempos de grave crise económica do incentivo à contratação de pessoas com deficiência, permitindo-lhes uma efectiva inserção no mercado de trabalho e na sociedade, tal como já foi feito pela Junta a que preside. Terminou, deixando uma palavra de apreço pelas iniciativas da Mithós-Histórias Exemplares e pelo seu trabalho junto dos mais desfavorecidos, apelando ainda  à solidariedade e à necessidade de inclusão das pessoas com deficiência.
A segunda parte do encontro contou com uma visita ao Oceanário, que se associou a este evento. Foi a primeira vez que muitos dos participantes o visitaram, muitos deles inclusivamente por não terem capacidade financeira para o fazer, o que criou muitos sorrisos de felicidades entre todos.
Estas iniciativas pretendem proporcionar aos portadores de deficiência e suas famílias momentos de são convívio, lazer, demonstrando que é possível a integração efectiva da pessoa com deficiência numa sociedade que se quer sã e igualitária na diversidade, proporcionando a todos as mesmas oportunidades.








Sem comentários:

Enviar um comentário