
O evento foi constituído por duas partes, tal como as anteriores edições.
A primeira parte decorreu nas Piscinas Municipais do Forte da Casa e foi constituída por actividades aquáticas, tendo tído o apoio do departamento de Desporto da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira, que cedeu o espaço propositadamente para o Encontro, dos Bombeiros Voluntários da Póvoa de Sta Iria, que estiveram toda a manhã de prevenção com uma ambulância e homens, para garantir a segurança do Encontro de Campeões, de alguns alunos do 1º ano do Curso Profissional de Desporto da Escola Secundária de Alves Redol, de professores de desporto e de natação, de fisioterapeutas e de associados da Mithós-Histórias Exemplares, que se voluntariaram para auxiliar as pessoas com mobilidade reduzida e/ou dependentes.
Muitos dos participantes tiveram contacto com uma piscina pela primeira vez na sua vida e era notória a sua alegria e contentamento.
Seguiu-se um almoço de convívio no salão paroquial da Igreja do Forte da Casa, cedido gentilmente para o efeito pelo pároco desta freguesia, a pedido da Junta de Freguesia do Forte da Casa, com todos os participantes, que contou com a presença do sr. Presidente da Junta do Forte da casa, António José Inácio, a Dra Rosa Barral e Cristina Silva, tesoureira do Executiva, que ofertaram à Mithós-Histórias Exemplares algumas lembranças comemorativas do evento. Também esteve presente o Dr. Carlos Batalha, presidente da FITI ( Federação das Instituições de Terceira Idade) que estava de visita ao Concelho e fez questão de proferir algumas palavras, salientando a importância da partilha e da solidariedade nestes tempos conturbados.
O presidente da Junta de Freguesia do Forte da Casa salientou no seu discurso a disponibilidade do Executivo a que preside para apoiar as iniciativas que a Mithós-Histórias Exemplares levar a cabo na sua Freguesia assim como de estabelecer protocolos de parceria com esta associação. Salientou também a importância nos tempos de grave crise económica do incentivo à contratação de pessoas com deficiência, permitindo-lhes uma efectiva inserção no mercado de trabalho e na sociedade, tal como já foi feito pela Junta a que preside. Terminou, deixando uma palavra de apreço pelas iniciativas da Mithós-Histórias Exemplares e pelo seu trabalho junto dos mais desfavorecidos, apelando ainda à solidariedade e à necessidade de inclusão das pessoas com deficiência.
A segunda parte do encontro contou com uma visita ao Oceanário, que se associou a este evento. Foi a primeira vez que muitos dos participantes o visitaram, muitos deles inclusivamente por não terem capacidade financeira para o fazer, o que criou muitos sorrisos de felicidades entre todos.
Estas iniciativas pretendem proporcionar aos portadores de deficiência e suas famílias momentos de são convívio, lazer, demonstrando que é possível a integração efectiva da pessoa com deficiência numa sociedade que se quer sã e igualitária na diversidade, proporcionando a todos as mesmas oportunidades.




Sem comentários:
Enviar um comentário