sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Obras de arte acessíveis a cegos

A Casa- Museu Anastácio Gonçalves  disponibiliza algumas obras e arte do seu acervo para serem tocadas e apreendidas por pessoas com deficiência visual.

Localizada na  Avenida 5 de Outubro  em Lisboa, a Casa- Museu Anastácio Gonçalves, foi desenhada arquitecto Norte Júnior, datado de 1904-05. Este edifício foi mandado construir pelo pintor português José Malhôa, que dela quis fazer casa de habitação e atelier . Em 1905 o projecto ganhou o  Prémio Valmor.
Por toda a casa estão presentes o estilo neoromântico, a “casa à portuguesa” e a Arte Nova, estilo do qual é dos últimos exemplares na cidade na capital portuguesa.
Em 1932, o oftalmologista Anastácio Gonçalves compra casa a José Malhôa.  É aqui que o médico português vive  e organiza as suas coleções de obras de arte até ao ano da sua morte em 1969. Em testamento doa o edifício e o seu recheio para “recreio e cultura do povo português”
Depois de algumas obras de reabilitação a Casa-Museu Anastácio Gonçalves, também conhecida como Casa-Malhôa  reabre ao público em 1980.

As obras de arte
A longo dos anos o Dr. Anastácio Gonçalves  coleccionou obras de arte variadas e com vários estilos.
No campo da pintura estão patentes ao público quadro, de pintores portugueses, a óleo, aguarelas e desenhos entre os séculos XIX e XX.
As porcelanas também mereceram a consideração do coleccionador  Fazem parte do acervo porcelanas chinesas (século XII ao século XIX) da altura do das trocas comerciais de Portugal com a China.
O público pode também apreciar a colecção de mobiliário de peças datáveis dos séculos XVII  e XIX. Na colecção de mobiliário há a destacar peças em talha dourada e madeiras nobres como o “pau-santo”.

Coleccionador

Anastácio Gonçalves desde sempre se preocupou com o próximo. Não é por acaso que em 1914 inicia uma especialização em oftalmologia. Esta decisão teve a ver com uma cegueira que uma irmã sua contraiu com 4 anos de idade.   

Obras de arte acessíveis a invisuais
direcção da Casa-Museu decidiu tornar acessíveis a pessoas cegas quadros, pinturas têxteis peças de mobiliário e porcelanas, para que este público especifico consiga apreender melhor esta colecção.

Localização

Avenida 5 de Outubro 6, 1050 Lisboa 

 Localização GPS Localization

38º43'57.2 N  9º08'47.42"W


Contactos: 213 540 823 

Fonte: www.patrimonioheritage.blogspot.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário