terça-feira, 4 de outubro de 2011

Exercícios para deficientes motores



A manutenção do tónus muscular é particularmente importante para as pessoas que são forçadas a levar uma vida sedentária devido a qualquer deficiência.
Estes exercícios de alongamento e tonificação podem ser executados por deficientes com mobilidade da cintura para cima. Para um programa mais completo feito à medida das suas necessidades, consulte o seu médico ou fisioterapeuta. Peça a opinião ao seu médico antes de dar início a qualquer programa de exercício físico. A cadeira de rodas deve estar travada enquanto faz os exercícios. Estes devem ser feitos com moderação.
Extensões cotovelo-braço
Para mobilidade do pescoço, do ombro e do cotovelo. Coloque a mão direita sobre o assento da cadeira e a mão esquerda sobre o ombro direito, cruzando o braço sobre o peito; vire a cabeça para a direita. Estenda o braço esquerdo na continuação do ombro esquerdo e vire a cabeça para a esquerda. Volte à posição inicial. Faça 8 vezes com cada braço.
Alongamentos cotovelo-ombro
Para alongar e fortalecer os músculos do peito e ombros. Dê as mãos atrás da cabeça, com os cotovelos unidos diante do queixo. Mantendo os cotovelos ao nível do queixo, puxe-os para trás o mais que puder. Faça 12 vezes.
Alongamentos do tronco
Para alongar a região inferior das costas e aumentar a mobilidade dos ombros. Mantenha os pés nos patins. Segure o braço direito da cadeira ou as costas do assento com a mão direita. Sente-se com as costas direitas e depois dobre- se para a frente, estendendo a mão esquerda para baixo. Conte até 6 e endireite- se. Repita 4 vezes com cada braço.
Elevações na cadeira de rodas
Para musculação do tricípite, região abdominal, costas e punhos. Coloque as mãos sobre os aros das rodas ou os braços da cadeira. Endireite os cotovelos para levantar o corpo da cadeira. Baixe o corpo contando até 3. Repita 4 vezes. Para fortalecer os abdominais laterais, levante ligeiramente o corpo da cadeira; balance as ancas para a direita e depois para a esquerda antes de se sentar de novo.

Sem comentários:

Enviar um comentário