quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

ARS Algarve realiza rastreios do VIH/Sida em toda a região


Foto
d.r. Ver Fotos »
Rastreio do VIH

A Administração Regional de Saúde do Algarve IP, através do Centro de Aconselhamento e Deteção Precoce do VIH/Sida do Departamento de Saúde Pública, promove até ao dia 22 de dezembro, a realização de rastreios do VIH/Sida em todos os Centros de Saúde da região, dirigidas à população algarvia, sendo estas ações de sensibilização e de esclarecimento realizadas no âmbito das comemorações do Dia Mundial de Luta Contra a SIDA, cujo lema em 2011 é «Atingir Zero: Zero novas infeções, Zero casos de discriminação e Zero mortes por SIDA», estipulado pela Organização das Nações Unidas.
O Centro de Aconselhamento e Deteção Precoce do VIH/Sida (CAD) da ARS Algarve IP, pretende proporcionar aos utentes em todos os Centros de Saúde da região a possibilidade de fazerem um teste rápido, gratuito e anónimo de VIH/Sida, ficando desta forma esclarecidos sobre a sua situação perante a infecção do vírus da sida.

No mesmo âmbito, serão ainda realizadas intervenções dirigidas à população com as unidades móveis em parceria com a Associação para o Planeamento da Família (APF) e com o Instituto da Droga e Toxicodependência (IDT IP), para realização do teste de deteção da infeção e para distribuição de material informativo e preservativos.

Os utentes que se deslocam às unidades móveis são recebidos por uma equipa de profissionais de saúde que, como nos Centros de Saúde, realiza estes rápidos, anónimos, gratuitos e confidenciais.

Em parceria com a Associação para o Planeamento da Família, uma equipa de profissionais de saúde irá estar presente com a Unidade de Móvel na Baixa de Faro das 14:00 às 17:00 horas no dia 1 de dezembro.

Irão ser realizados rastreios em parceria com o Instituto da Droga e Toxicodependência no Concelho de Portimão na Unidade Móvel no dia 1 de dezembro das 10:00 às 22:00 horas frente ao Centro Comercial Continente de Portimão e no dia 3 de dezembro das 11:00 às 23:00 horas frente ao Centro Comercial Aqua Portimão.

Para Comemorar o Dia Mundial de Luta Contra a Sida, o CAD divulga e distribua ainda o folheto informativo «Não deixe que a sida entre na sua Vida» através dos Centros de Saúde da Região, Comboios de Portugal, Hipermercados e Centros Comerciais.

Dia Mundial de Luta Contra a SIDA 2011

«Atingir Zero: Zero novas infecções, Zero casos de discriminação e Zero mortes por SIDA» é o tema proposto pela Organização das Nações Unidas para o Dia Mundial de Luta Contra a SIDA de 2011. Atingir esta meta significa redesenhar a resposta global à infecção e aumentar a eficiência das estratégias.

São propostos dez objectivos a atingir até 2015:

- Reduzir para metade a transmissão sexual, nomeadamente entre os jovens, homossexuais e trabalhadores sexuais (causam cerca de 80% das novas infecções em todo o mundo).

- Eliminar a transmissão mãe-filho (já diminuiu cerca de 26% de 2001 a 2009) e reduzir para metade a mortalidade materna relacionada com a SIDA

- Prevenir todas as novas infecções entre os utilizadores de drogas (cerca de 3 milhões estão infectados e 13 milhões correm o risco de se infectar)

- Proporcionar o acesso universal à terapêutica

- Reduzir para metade as mortes por tuberculose em pessoas infectadas pelo VIH

- Garantir que as pessoas seropositivas e conviventes sejam incluídos nas estratégias nacionais de protecção social e tenham acesso a serviços básicos de apoio

- Reduzir para metade o nº de países que aplicam leis e práticas punitivas respeitantes à transmissão VIH, ao comércio sexual, ao consumo de drogas e homossexualidade (em 2010, 67% dos países tinham políticas ou leis que impediam determinadas populações, nomeadamente jovens, de aceder a serviços de prevenção)

- Eliminar as restrições à entrada, estadia ou residência de pessoas infectadas, em metade dos países que as aplicam (em 2010, 49 países impunham algum tipo de restrição)

- Garantir que em pelo menos metade de todos os países se atendam às necessidades das mulheres

- Não tolerar a violência baseada em questões do género


No final de 2010 existiam cerca de 34 milhões de pessoas infectadas pelo VIH em todo o Mundo, 17% mais que em 2001. Isto reflecte por um lado o grande número de infecções que continuam a ocorrer, cerca de 7000/dia, e por outro o aumento do número de pessoas infectadas que tem acesso ao tratamento com a consequente diminuição do número de mortes por SIDA.

No Algarve, atualmente, a maioria dos novos casos de infecção VIH que ocorrem são devidos à transmissão por via sexual (heterossexual e homossexual), ultrapassando a transmissão parentérica (entre consumidores de drogas injetáveis). Um grande número de casos continua a ser diagnosticado numa fase tardia da sua evolução, contribuindo para que o número de óbitos por SIDA ainda não mostre uma tendência para diminuir.

De acordo com as orientações da ONUSIDA, há que reforçar estratégias de intervenção nas áreas da educação, prevenção, detecção precoce da infecção, acesso e adesão à terapêutica, apoio social e no combate ao estigma e discriminação das pessoas infectadas pelo VIH.
30 de Novembro de 2011 | 10:35
barlavento

1 comentário: