
Especialistas da Fundação Città Italia, em colaboração com o museu tátil de pintura antiga e moderna Anteros, de Bolonha, "traduziram" em 3D a obra conservada desde o dia 05 de outubro na sala dedicada ao mestre renascentista Sandro Botticelli (Florença 1445-1510), na Galeria Uffizi, Florença.
A pintura original de Botticelli, realizada sobre tela, mede 278,5 centímetros por 172,5 centímetros e retrata a deusa Vênus emergindo do mar como mulher adulta em uma concha, conforme descrito na mitologia romana. A modelo do longo cabelo ruivo foi Simonetta Vespucci, a "bela Simonetta", escolhida pela poderosa família florentina dos Médici. Já o baixo-relevo, de 60 centímetros de altura por 93 de largura e 11 de espessura, foi colocado ao lado do original na sala dedicada a Botticelli.
Em breve também haverá painéis especiais em braille, tanto em italiano como em inglês, contendo uma ficha de informações e conselhos para facilitar a experiência tátil no baixo-relevo.
“Isso parece um sonho. Além da alta qualidade do produto, agradecemos este gesto, que basicamente é uma forma de criar uma sociedade que nos inclui”, disse animado o presidente da União Italiana Cegos de Florença, Antonio Quatraro. Quatraro disse que o sonho tornou-se realidade, pois permite que milhares de pessoas como ele que não enxergam, toquem a ‘Vênus’. A Galeria Uffizi hosts tem outros trabalhos em relevo e Braille. A experiência tátil de Florença será estendida para outros museus na Itália.
Sem comentários:
Enviar um comentário