segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Vênus de Botticelli ganha reproduções táteis e em 3D na Galeria Uffizi em Florença


A obra de arte “O nascimento de Vênus” do pintor Sandro Botticelli mostra seu olhar terno em uma nova versão. Seus olhos doces estabelecem um diálogo com uma reprodução fiel do Renascimento: um padrão em alto relevo numa resina especial. Agora, as pessoas com deficiência visual podem tocar os cabelos ondulados e sentir a graciosidade dessa senhora.
Especialistas da Fundação Città Italia, em colaboração com o museu tátil de pintura antiga e moderna Anteros, de Bolonha, "traduziram" em 3D a obra conservada desde o dia 05 de outubro na sala dedicada ao mestre renascentista Sandro Botticelli (Florença 1445-1510), na Galeria Uffizi, Florença.
A pintura original de Botticelli, realizada sobre tela, mede 278,5 centímetros por 172,5 centímetros e retrata a deusa Vênus emergindo do mar como mulher adulta em uma concha, conforme descrito na mitologia romana. A modelo do longo cabelo ruivo foi Simonetta Vespucci, a "bela Simonetta", escolhida pela poderosa família florentina dos Médici. Já o baixo-relevo, de 60 centímetros de altura por 93 de largura e 11 de espessura, foi colocado ao lado do original na sala dedicada a Botticelli.
Em breve também haverá painéis especiais em braille, tanto em italiano como em inglês, contendo uma ficha de informações e conselhos para facilitar a experiência tátil no baixo-relevo.
“Isso parece um sonho. Além da alta qualidade do produto, agradecemos este gesto, que basicamente é uma forma de criar uma sociedade que nos inclui”, disse animado o presidente da União Italiana Cegos de Florença, Antonio Quatraro. Quatraro disse que o sonho tornou-se realidade, pois permite que milhares de pessoas como ele que não enxergam, toquem a ‘Vênus’. A Galeria Uffizi hosts tem outros trabalhos em relevo e Braille. A experiência tátil de Florença será estendida para outros museus na Itália.

Sem comentários:

Enviar um comentário