quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Atleta paraplégico escala Kilimanjaro, o ponto mais alto de África


Escalar o Monte Kilimanjaro é um desafio para qualquer pessoa. Mas torna-se uma tarefa mais impressionante quando realizada por um homem como Chris Waddel que, apesar de paraplégico, chegou ao ponto mais alto da África. O feito ficou registado num documentário que está a ser apresentado numa tour pelos EUA.
O filme de Chris documenta os momentos mais importantes da escalada ao Kilimanjaro, o ponto mais alto de África, com cerca de 5.800 metros. A escalada aconteceu em 2010 e o documentário foi lançado este ano, tendo já conquistado vários prémios em festivais.
O atleta Chris Waddell valeu-se da sua força de braços, da ajuda de um velocípede adaptado e da sua equipa, que foi abrindo o caminho para a escalada, de acordo o site da Fundação do atleta – One Revolution.
A fundação One Revolution tem por objetivo mudar as mentalidades e as expectativas existentes em relação às pessoas com deficiência. Além do documentário que está agora a percorrer os EUA numa tour, a fundação está a desenvolver uma cadeira de rodas todo o terreno, semelhante à que foi usada por Chris na escalada do Kilimanjaro.
Chris sofreu um acidente de ski em Vermont, em 1988. Ficou paralisado da cintura para baixo, mas um ano após o acidente já estava de volta às pistas usando um mono-ski.
Seguiu-se uma carreira de atleta paraolímpico de sucesso, em que Chris se tornou o atleta masculino mais condecorado, tendo conquistado 13 medalhas de ouro.
O Monte Kilimanjaro (Oldoinyo Oibor, que significa montanha branca em Masai, ou Kilima Njaro, montanha brilhante em kiSwahili), situa-se no norte da Tanzânia, junto à fronteira com o Quénia, é uma montanha nevada erguida no calor da savana. A 5.895 metros de altura, o pico do Kilimanjaro, na Tanzânia, é o ponto mais alto da África. Estima-se que a neve esteja lá há pelo menos 12 mil anos, embora venha diminuindo desde meados do século 19. A cobertura nevada, que hoje corresponde a menos de 20% da original, deve sumir por volta de 2020.
Apenas três graus ao sul do equador, é composto por três cones vulcânicos Mawensi, Shira, e Kibo. Todos os vulcões estão extintos, exceto para Kibo, que é ativo e inativo ainda emite cheiros pesados ​​de enxofre.
Clique AQUI para acessar o site oficial One Revolution e clique no link acima para visionar o trailer do documentário.
Para assistir o vídeo a seguir, você pode utilizar dos recursos de legenda, inclusive traduzidas para o português e diversas outras línguas. Veja como configurar este recurso acessando o link do post a seguir YouTube dará suporte a deficientes auditivos através de legenda por reconhecimento de fala
 

Sem comentários:

Enviar um comentário