sexta-feira, 23 de março de 2012

Sistema de Anel Magnético. A diferença entre ouvir sons ou se incomodar com barulhos.


Hoje em dia muitos edifícios em todo o mundo já dispõem do sistema de Anel Magnético que consiste na instalação de um anel de indução magnética para facilitar as condições de escuta a pessoas com dificuldades auditivas, utilizadoras de aparelhos auditivos. Também é conhecido como Aro de Indução Magnética ou Hearing Loop em inglês.
O símbolo internacional da surdez é normalmente exibido para indicar a presença de um sistema de anel magnético. Antes de comprar um bilhete, lembre-se de pedir um lugar que esteja abrangido pelo sistema de Anel Magnético
Porquê a instalação de um anel magnético?
O sistema de Anel Magnético representa mais um passo no aumento da inclusão social, oferecendo às pessoas com dificuldades auditivas as mesmas oportunidades das pessoas com uma audição normal.
Os desafios que os utilizadores de aparelhos auditivos enfrentam em espaços públicos são muitos. Compreender palestras em centros de convenções, ouvir uma performance ou peça de teatro numa sala de espetáculos ou ouvir um alto-falante num local público são apenas alguns exemplos onde utilizadores de aparelhos auditivos ainda experimentam dificuldades.
A presença de ruído de fundo, a reverberação do local e a distância entre o ouvinte e a fonte sonora são os principais fatores que contribuem para a redução da capacidade de ouvir música e voz com clareza.
Através da bobina magnética do aparelho auditivo (Posição T), o sistema de Anel Magnético capta o som na fonte através da cabine e transmite-o diretamente para os aparelhos auditivos dos espectadores, oferecendo um som nítido e sem distorções.
O sistema de Anel Magnético funciona com aparelhos auditivos retroauriculares, equipados com bobina magnética e colocados na posição T (ver instruções mais em baixo). Quando o interruptor está na Posição T, os microfones do aparelho auditivo ficam desligados e o utilizador só ouve o som transmitido pelo sistema de Anel Magnético (ou outra fonte emissora).
(1) Entrada de audio, a partir de uma fonte, como um microfone dedicado a alimentar um sinal para o amplificador.(2) Indutor Magnético: o amplificador controla uma corrente transmitida para os aros.(3) Aro de indução. A corrente flui através do cabo criando um campo magnético nesse espaço (4) com ondas de amplicação sonora uniformes e livres dos ruídos ambientes. (5)Dentro dos aparelhos e implantes existe uma pequena espiral conhecida como Telebobina que capta o sinal do campo magnético (6), que é  amplificado em um sinal de alta qualidade enviado diretamente ao ouvido do usuário de próteses auditivas.
Quem pode utilizar? Como ativar?
O sistema de Anel Magnético pode ser utilizado por utilizadores de aparelhos auditivos retroauriculares com bobina magnética (Posição T ou Telecoil), sem necessidade de recurso a nenhum acessório adicional.
A bobina magnética é um componente disponível na maioria dos aparelhos auditivos do mercado, devendo ser solicitada a inclusão e ativação pelo seu audiologista.
Se o seu aparelho auditivo dispõe de bobina magnética (posição T) deverá seguir as instruções da imagem, premindo o botão de mudança de programa para a posição T.
Se o seu aparelho não dispõe de bobina magnética, ou se tem problemas de audição mas ainda não utiliza aparelho auditivo retroauricular, poderá solicitar um dos dispositivos de apoio à Escuta sem fios, disponíveis na bilheteira.
Fonte: Inatel

Sem comentários:

Enviar um comentário