sábado, 28 de janeiro de 2012

Animais com Deficiência. Acessibilidade e Inclusão no mundo Pet.


Já imaginou se seu melhor amigo fosse um golfinho? Pode parecer estranho, mas este é o caso de Sawer em Winter, o Golfinho, um filme do cinema. Ao se machucar em uma armadilha para caranguejos, o animal precisou ter a cauda amputada. Recebeu ajuda de especialistas de um hospital marinho dos Estados Unidos e do companheiro Sawyer para se adaptar à protese. A emocionante história não é ficção, aconteceu de fato.
Assim como Winter, há muitos animais que se machucam gravemente ou nascem com alguma deficiência física. Não é por isso que são infelizes ou precisam ser sacrificados. Hoje faz-se de tudo para recuperá-los. Prova disso é Bricht, vira-lata que adora brincar com os primos Gustavo, 3 anos, e Guilherme Miranda, 5. Apesar de só ter três patas, não para quieta e corre para todo lado com os meninos, provocando os demais cães que vivem na mesma casa.
Bricht foi adotada por Sandro Sabbauskas no Centro de Zoonoses de Santo André. Chegou lá após ser encontrada na rua com a pata gravemente ferida, o que exigiu amputação. Acredita-se que foi atropelada, assim como Jully, cadela localizada na mesma situação, só que com as patas traseiras paralisadas. Por sorte, foi adotada por Ana Paula Castanho, de Santo André, e ganhou uma cadeira de rodas (parecida com carriola), que lhe permite correr pelo quintal.
Jully não pode ficar o tempo todo com o equipamento, pois o peso se concentra nas patas da frente. Ao ficar muito cansada, precisa sentar e deitar; por isso, a dona coloca as rodinhas só algumas vezes por dia, além de trocar com frequência a fralda. Isso mesmo: Jully não consegue controlar o xixi e o cocô e precisa ser cuidada como bebê. Mas nada disso a impede de se relacionar com todos: late, brinca e briga. É ótima companhia. Dos 16 cães que vivem na casa de Ana, é o mais carinhoso. "O amor que ela demonstra cativa qualquer um", diz a dona.
Grande parte dos animais com deficiência física ficou assim por sofrer maus tratos, como Bóris, gatinho de Maria Lúcia Franco. Como vivia na rua, alguém pisou sobre ele, fraturando sua coluna. Por causa disso, perdeu o movimento das patas traseiras. A sorte é que encontrou uma dona amorosa, que cuida dele. Ganhou um cadeira de rodas, como Jully, mas não se adaptou. Casos como esses são comuns e muitos morrem por causa da maldade humana.
A Universo Pet é uma revista especializada em animais de estimação. Reúne dicas sobre saúde, estética, comportamento, turismo e muito mais. Em sua edição número 4, colocou uma matéria falando sobre animais de estimação com deficiência. Quatro donos contam como a relação com animais deficientes pode ser muito especial, e explicam porque recomendam a adoção deste tipo de animal. Outra parte, fala como adestrar o cão com deficiência, dando dicas específicas para cachorros com deficiência física, visual ou auditiva. Um ensaio fotográfico com o título “Somos mais do que especiais” feito pela Cão em Quadrinhos, encerra esta série jornalística que foi o tema da capa. Para ver essa reportagem na íntegra, acesse a revista online clicando no link Revista Universo Pet

Sem comentários:

Enviar um comentário