quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Programa Calypso aumenta as perspectivas de viagens na Europa através do Turismo Social


Todos merecemos um descanso
O programa Calypso é uma estimulante iniciativa da Comissão Européia que pode melhorar as vidas dos cidadãos mais desfavorecidos em toda a Europa. Tem por objetivo permitir que pessoas que geralmente não podem viajar, possam passar a fazê-lo para destinos de férias na Europa, ajudando ao mesmo tempo as economias locais a ultrapassar os problemas da época baixa.
Participar no programa Calypso vai proporcionar uma oportunidade aos cidadãos com menos recursos de descobrirem partes da Europa que desconhecem. Todos os cidadãos europeus devem ter o direito de viajar. E que melhor forma de desenvolver um sentimento de cidadania européia do que através do intercâmbio cultural?
As férias proporcionam uma sensação revigorante e uma pausa na rotina. Constituem uma oportunidade para o afastamento dos problemas da vida quotidiana e para alargar horizontes. São a altura ideal para descobrir o resto da Europa e olhar a vida numa perspectiva diferente. Contudo, um número considerável de europeus não tem capacidades econômicas para o fazer. A forma como as férias escolares estão organizadas leva a que a maioria dos europeus viaje no Verão, ou nas épocas do Natal e da Páscoa, altura em que os preços geralmente duplicam.
O turismo social ajuda pessoas que de outro modo não o poderiam fazer a viajar. Os quatro grupos identificados pelo Calypso incluem jovens adultos desfavorecidos com idades entre os 18 e os 30 anos, famílias com problemas financeiros ou com outras dificuldades, indivíduos portadores de deficiência, e pessoas com mais de 65 anos bem como pensionistas sem capacidades econômicas para viajar ou que se sentem intimidadas com a organização de uma viagem
Uma situação vantajosa para todos
Na Europa, cada vez mais regiões confiam no turismo para a totalidade ou parte da sua subsistência, mas muitos quartos ficam vazios durante vários meses todos os anos. As companhias aéreas e os transportes marítimos enfrentam flutuações idênticas. O acesso a estes serviços fora da época alta pode ser um instrumento adequado para a revitalização econômica e a criação de empregos.
Se todos os europeus tiverem a oportunidade de sair de casa e descobrir outros países, o sector do turismo europeu poderia criar empregos na época baixa prestando serviços a grupos com poucos recursos através de acordos de viagens a baixo custo e férias temáticas especiais. Além disto, as boas práticas existentes mostram que alguns Estados-Membros, como a Espanha, apresentam um retorno do investimento quando subsidiam férias aos seus cidadãos seniores na época baixa.
Implementar o sistema
A nova iniciativa da Comissão Européia, «Calypso», recebeu o nome da ninfa do mar Grego que durante sete anos acolheu na sua ilha Ulisses, o herói cansado da guerra. Um dos muitos pontos fortes do Calypso é que não se limita às viagens: lida também com questões de saúde, de idade, dos jovens, da integração social e ainda a tentativa de criar uma identidade européia.
Nesta fase, o Caliypso é objeto de uma ação preparatória a três anos (2009-2011), com um orçamento de 1 milhão de euros por ano. Até agora, 21 Estados-Membros da UE e países candidatos subscreveram o programa e já se realizaram seis seminários em toda a Europa para analisar as melhores práticas e desenvolver uma estratégia comum. Foi também criado um grupo de especialistas composto por partes interessadas do sector público e privado para apoiar a Comissão Européia na implementação do Calypso.
Rede de intercâmbio Européia
A Comissão Européia pretende encorajar as partes interessadas com vista a fortalecer as infra-estruturas que vão receber os turistas de época baixa nos programas de intercâmbio. Vai também analisar a possibilidade da criação de uma plataforma que permita desenvolver oportunidades para ONG, agências de viagens e outras estruturas relacionadas com o objetivo de interagirem com hotéis, spas e aldeias de férias cuidadosamente escrutinados. Espera-se que este instrumento permita que determinados grupos viajem na época baixa para outros países na Europa.
O Calypso tem assim algo para oferecer tanto ao sector do turismo como à sociedade. Abrindo o turismo a viajantes com menos recursos em particular e contribuindo para a ocupação durante a época baixa, pode estimular as empresas e as oportunidades de emprego na indústria do turismo, ao mesmo tempo que melhora a qualidade de vida dos cidadãos europeus.

Sem comentários:

Enviar um comentário