sábado, 14 de janeiro de 2012

CARTAXO - UNIDADE DE APOIO A CRIANÇAS COM PERTURBAÇÕES DO ESPECTRO DO AUTISMO INAUGURADA NO CARTAXO


Por Paulo Varanda

O espaço funciona como recurso pedagógico especializado e pretende dar resposta às necessidades das famílias de todo o concelho


O concelho do Cartaxo conta com uma nova Unidade de Ensino Estruturado para a Educação de Alunos com Perturbações do Espectro do Autismo, inaugurada no dia 3 de Janeiro, na Escola Básica do 1.º Ciclo N.º 1 do Cartaxo.


Esta unidade oferece uma resposta educativa especializada, não constituindo mais uma turma da escola, dado que todos os alunos que irão beneficiar deste apoio frequentam uma turma de referência, usufruindo da Unidade de Ensino Estruturado enquanto recurso pedagógico especializado.


Paulo Varanda, presidente da Câmara Municipal do Cartaxo, caracterizou o processo que conduziu à criação desta Unidade de Ensino Estruturado como uma “caminhada difícil”, mas a qual permitiu dar grandes frutos, colocando à disposição das famílias de todo o concelho – e ainda dos concelhos vizinhos – um apoio especializado.


“A criação deste espaço orgulha-nos e, nos tempos difíceis que atravessamos, é um sinal de que nós conseguimos fazer mais e melhor, numa área considerada por nós como uma das grandes prioridades”, afirmou Paulo Varanda, que agradeceu publicamente a todos quantos se envolveram neste projecto, assim como àqueles que mostraram sensibilidade a respeito da necessidade da criação desta Unidade no concelho.


“É gratificante ver que está tudo apto a funcionar, que temos pessoas com um espírito de entrega muito grande e que, sobretudo, existe vontade de continuar a servir a comunidade, reforçando as condições que permitem constituir núcleos familiares mais sólidos, desenvolvidos e equilibrados”, acrescentou o presidente do Município.


Jorge Tavares, director do Agrupamento Escolar Marcelino Mesquita – do qual faz parte a Escola Básica que acolhe esta nova Unidade –, considerou que inaugurar este espaço educativo no primeiro dia de aulas de 2012 “é um bom augúrio”. O director está convicto de que esta unidade será um sucesso, porque existe “crença na esperança e uma grande disposição para partilhar dificuldades”.


Esta Unidade de Ensino Estruturado para a Educação de Alunos com Perturbações do Espectro do Autismo junta-se agora a uma outra já existente no Agrupamento Marcelino Mesquita, a funcionar desde 2007 e destinada ao apoio de alunos com multideficiência.


A nova Unidade de Ensino Estruturado tem como objectivos principais criar ambientes securizantes com áreas bem definidas, proporcionar um espaço adequado à sensibilidade sensorial, informar clara e objectivamente com apoio em suportes visuais a sequência das rotinas e promover situações de ensino individualizado direccionadas para o desenvolvimento da comunicação, interacção e autonomia.


Além dos dois docentes de Educação Especial e dos dois assistentes operacionais, a Unidade proporciona também apoios especializados através de um terapeuta da fala, de um terapeuta operacional, de uma psicóloga, de um fisioterapeuta, de um docente para hidroterapia, de um docente para iniciação à aprendizagem da música e de uma técnica de Educação Especial e Reabilitação e Psicoterapeuta.

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